Cadastre-se  |  Login
Você está aqui  image  Dicas
Japão, 23 de novembro de 2017
     
* Dicas > Educação > Escrita japonesa

Caracteres Japoneses

Caracteres japoneses - Hiragana e Katakana
braznet

 

ひらがな(HIRAGANA

Monge budista conhecido como Kukai (774-835 c.C.) foi quem criou o hiragana, o mais redondo dos sistemas silábicos Kana. A simplificação do kanji fonético criou a literatura de Heian (794-1185, Era Heian), o qual habilitou as mulheres, que eram consideradas incapazes de aprendizagem para escrever os carateres chineses complexos e, conseqüentemente, não conseguiam se expressar por escrito. Como resultado, os primeiros trabalhos publicados em hiragana no Japão foram escritos por mulheres. O mais importante dos trabalhos de Heian é Monogatari de Genji (O Conto de Genji) por Murasaki Shikibu. Cada sílaba do hiragana foi derivado de um caratere chinês. A função primária do hiragana é expressar palavras japonesas nativas que não são expressadas por kanji. Também é o único manuscrito usado para partículas. As crianças no Japão aprendem primeiro o hiragana, desde que eles já tenham um conhecimento do idioma falado.
 
Elas escrevem emhiragana em vez de kanji até um certo grau escolar. Na língua japonesa, os verbos e os adjetivos são escritos usando o que chamamos de okurigana. O okurigana nada mais é do que a parte do verbo ou adjetivo que se flexiona, o que não acontece com o radical do kanji (parte que não se flexiona semelhante ao cant- do verbo cantar). Enquanto as crianças estão aprendendo a leitura de novos kanji, ou quando se espera que uma pessoa adulta não saiba uma leitura incomum de um caractere chinês, uma leitura em hiragana é escrito sobre o kanji. Nessa situação, eles são denominados como sendo furigana ou yomigana ("lendo kana").

 

 
   ひらがな(HIRAGANA

 

N
WA
RA
YA
MA
HA
NA
TA
SA
KA
A
 
 
RI
 
MI
HI
NI
CHI
SHI
KI
I
 
 
 
RU
YU
MU
FU
NU
TSU
SU
KU
U
 
 
 
RE
 
ME
HE
NE
TE
SE
KE
E
 
 
WO
RO
YO
MO
HO
NO
TO
SO
KO
O
 

   
       OBS: A pronúncia das letras estão na forma em que é normalmente utilizada no Japão.
   Ouvir e adaptar esta pronúncia com a do seu país.
 
 
 
カタカナ(KATAKANA
 
     O cientista Kibino Makibi foi quem criou o Katakana na era de Nara (antes da Era Heian). Este sistema silábico foi empregado principalmente por homens. Atualmente no Japão, o Katakana é principalmente usado para escrever palavras adotadas de outros idiomas. Por causa da boa relação que o Japão tem agora com os Estados Unidos, normalmente se adotam palavras do inglês. No passado, eram usadas também palavras da Holanda, de Portugal e da China. Não esqueça que aqueles caracteres de Katakana representam sons japoneses, e não sons da língua inglesa. Às vezes, os japoneses usam uma ou mais palavras de outro idiomas e as mudam um pouco para fazer suas próprias novas palavras em japonês, tornando difícil designar os significados dessas novas palavras.
      Uma outra formação em que os japoneses usam frequentemente Katakana é a onomatopéia. Onomatopéia são palavras usadas para tentar reproduzir sons. Quando você quer reproduzir o som que um gato faz, você dirá provavelmente “miau”. Esse é um exemplo de onomatopéia. Há muito mais onomatopéia em japonês que em inglês.
No Japão existem dicionários muito longos com quase 400 páginas. Para tornar a aprendizagem do Katakana mais fácil, eis a seguir quadros de todos os caracteres.
 
 
カタカナ(KATAKANA)
 
 
N
WA
RA
YA
MA
HA
NA
TA
SA
KA
A
 
 
 
RI
 
MI
HI
NI
CHI
SHI
KI
I
 
 
 
RU
YU
MU
FU
NU
TSU
SU
KU
U
 
 
 
RE
 
ME
HE
NE
TE
SE
KE
E
 
 
WO
RO
YO
MO
HO
NO
TO
SO
KO
O
 
      
        OBS: A pronúncia das letras estão na forma em que é normalmente utilizada no Japão. 
       Ouvir e adaptar esta pronúncia com a do seu país.
 
Outros silabários japoneses
 
 
 
ジャ
じゃ
ギャ
ぎゃ
pa
ba
da
ja
za
gya
ga
ピャ
ぴゃ
ビャ
びゃ
 
 
pya
pi
bya
bi
ji
ji
gi
ピュ
ぴゅ
ビュ
びゅ
ジュ
じゅ
ギュ
ぎゅ
pyu
pu
byu
bu
zu
ju
zu
gyu
gu
 
 
 
 
pe
be
de
ze
ge
ピョ
ぴょ
ビョ
びょ
ジョ
じょ
ギョ
ぎょ
pyo
po
byo
bo
do
jo
zo
gyo
go
 
 
 
 

 


リャ
りゃ
ミャ
みゃ
ヒャ
ひゃ
ニャ
にゃ
チャ
ちゃ
シャ
しゃ
キャ
きゃ
rya
mya
hya
nya
cha
sha
gya
リュ
りゅ
ミュ
みゅ
ヒュ
ひゅ
ニュ
にゅ
チュ
ちゅ
シュ
しゅ
キュ
きゅ
ryu
myu
hyu
nyu
chu
shu
gyu
リョ
りょ
ミョ
みょ
ヒョ
ひょ
ニョ
にょ
チョ
ちょ
ショ
しょ
キョ
きょ
ryo
myo
hyo
nyo
cho
sho
gyo

 

 

Avalie esta matéria
Comentários Nenhum comentário

     
Copyright 2010 by Braznet